Em dezembro buscamos contato com o Siaesp para agendar nova reunião. Mas dadas as condições politicas, todas as entidades do setor (inclusive o Sindcine) estão mobilizadas para a transição de governo e vigilantes para impedir as tentativas finais de desmonte da Ancine deste governo que sai, deixando um rastro de destruição no nosso meio. Agendamos nova reunião para dia 18 de janeiro com o Siaesp, na qual esperamos avançar. Temos agora apoio internacional oficial de sindicatos do audiovisual reunidos na federação UNI Global Union e também a posse de um governo que valoriza os trabalhadores!! A campanha #JornadaJusta é uma luta mundial. Nossas reivindicações estão alinhadas com o audiovisual de vários países nesta luta por redução de jornadas. Em todo o mundo técnicos estão enfrentando problemas de saúde por conta do longo tempo de trabalho em series, como depressão, burnout, ansiedade e outros. Nossa intenção é colaborar com as produtoras para preparar esta mudança inevitável.
Na foto, a faixa da campanha #JornadaJusta com assinatura de todos os sindicatos presentes no seminário internacional da UNI em Buenos Aires, em novem-bro, que reuniu sindicatos latino-americanos do audio-visual e de atores. As jornadas abusivas serão tema de campanha mundial (Time For Rest) em 2023.
Camisetas da campanha estão sendo distribuídas aos associados do Sindcine.
Diversidade e Assédio – No seminário internacional da UNI em Buenos Aires, em novembro, que reuniu sindicatos latino-americanos do audiovisual e de atores, ocorreram debates, foram ouvidos relatos sobre o panorama do problema na região e foram feitas oficinas sobre como agir para prevenir e combater todo tipo de assédio. O Sindcine irá criar em 2023 um grupo de trabalho para discutir diversidade e equidade de gênero nos sets de filmagem.
Qualificação Profissional – O Sindcine ofereceu este ano várias bolsas de estudo integrais para seus associados:
• Iluminação LED - parceria com a Bucareste Ateliê de Cinema e ministrado por Alvaro Brito, gaffer e diretor no Sindcine.
• GMA – parceria com a Bucareste Ateliê de Cinema
• Bolsa integral de estudo da língua inglesa focado no audiovisual.
• Primeiros-Socorros
A parceria Spcine, ABC Cursos e Sindcine oferece cursos de qualificação nas áreas de
• Assistência de direção
• Continuidade
• Coordenação de dublês
• Maquiagem de efeitos especiais
• Inglês para o audiovisual
Para nossa surpresa, tivemos grande dificuldade em distribuir as bolsas, de cursos que valorizam o profissional. Isso se deve ao momento de pleno emprego no setor audiovisual e do pequeno número de filiados ao Sindcine, que oferece vários benefícios e custa tão pouco. As bolsas são distribuídas segundo critérios sócioeconômicos, para priorizar pessoas com maior necessidade, mas todo interessado deve se candidatar, porque havendo disponibilidade qualquer associado pode receber uma bolsa de estudos. Para candidatar-se basta estar em dia com a mensalidade do Sindcine.
Atualização de funções da Lei 6533/78 – Promovemos duas 2 reuniões com sindicatos de trabalhadores e de atores, numa tentativa conjunta de atualizar as funções para incluir novas (como GMA e TID) e excluir as que já não existem, além de outros pontos importantes para o audiovisual dentro da lei 6533/78 e do decreto 82385/78. O trabalho continua em janeiro.
Associações – Planejamos realizar mais reuniões com as associações de modo a revitalizar as atividades e os contatos, que ficaram um pouco distantes na pandemia e devido à falta de tempo de todos. Estamos em um esforço para reorganizar e entender a situação de cada associação.
Sindcine na OIT – Sonia Santana, presidente do Sindcine, foi convidada a participar como delegada da UNIMEI de uma reunião técnica de cinco (5) dias, sobre o futuro do trabalho nos setores de artes e entretenimento na Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, em fevereiro próximo. O convite é uma honra para o Sindcine e para Sonia , pois demonstra o bom trabalho que estamos fazendo, buscando adaptar o sindicato s novas condições dos trabalhadores, com assertividade e comprometimento.
UGT - Estamos participando bastante da UGT, nossa central sindical, que nos facilita acesso a diversos segmentos políticos importantes e traz benefícios para nossos associados. A UGT tem interesse em ter um trabalho mais intenso com o audiovisual e cultura.
55º Festival de Brasília - O Sindcine participou da mesa “Debate sobre o futuro do audiovisual”, com a presença de Francisco Pottye e Celso Barbin.
Spcine - Lançamento do programa de aprimoramento profissional juntamente com a ABC e LATC; pesquisas mostraram os segmentos com maior necessidade de qualificação para escolha dos cursos a serem oferecidos, conforme tópico anterior.
Whext 2022 – O Sindcine participou da Oficina de saúde e segurança no trabalho: encontro para conhecimento das novas NRs/E Social. O Whext é um festival de produção publicitária, realizado pela FilmBrazil, com promoção da Apro e ApexBrasil.
Propostas para o novo governo – Entregamos em Brasília à equipe de transição do Governo Lula / Alckmin um documento produzido pelos três sindicatos de trabalhadores do audiovisual (Sindcine, Stic e Sintracine) com propostas de medidas de proteção e incentivo ao audiovisual nacional. Também participamos da reunião de entrega das propostas do setor em reunião híbrida com Juca Ferreira e Lucélia Santos. Estamos muito confiantes na força que a Cultura/audiovisual terá no novo governo e continuaremos a contribuir com propostas e apoio às iniciativas para o setor.
COVID 19 – As contaminações voltaram a aumentar e com isso o uso de máscaras voltou a ser obrigatório nos sets, no transporte e nos espaços comuns, como refeitórios e outros. Todo profissional deve ter o ciclo vacinal completo. Também é recomendável reduzir as aglomerações e o compartilhamento de objetos pessoais. Tudo isso é extremamente cansativo, mas a segurança coletiva vem em primeiro lugar. Houve um novo comunicado coletivo das entidades do audiovisual de alerta em 24 de novembro.
Filie-se! - Mais uma vez frisamos a importância de se filiar ao Sindcine, para termos uma categoria unida e forte para lutar por nossos direitos. Do ponto de vista legal, o sindicato deveria atender apenas aos sócios mas somos muito procurados por não-filiados que sempre recebem orientações.
Feliz ano novo! - Finalmente, desejamos um ótimo ano para todos! e que em 2023 possamos voltar a nos reunirmos pessoalmente.