Toda e qualquer produção estrangeira filmada no Estado de São Paulo deve contatar os sindicatos profissionais Sindcine (técnicos do audiovisual) e Sated-SP (atores e figurantes), para cumprir com a regras do audiovisual brasileiro.
O Sindcine visitou em novembro o set de filmagem de um longa-metragem estadunidense, para averiguar denúncias sobre condições de trabalho inadequadas para os técnicos do audiovisual.
“Atuamos na proteção dos trabalhadores em produções estrangeiras, garantindo o cumprimento da Convenção Coletiva local. Isso inclui o registro dos contratos de trabalho de toda a equipe (nacional e estrangeira), a comprovação de seguros de vida, a quitação dos direitos dos técnicos e o pagamento das horas extras de todos os envolvidos no projeto”, explica Sonia Santana, Presidente do Sindcine. “É fundamental que os sindicatos sejam informados previamente sobre a presença de equipes estrangeiras, para acompanhar a produção e reduzir áreas de conflito decorrentes das diferentes formas de organização do trabalho”, acrescenta.
Os técnicos do audiovisual podem fazer denúncias sobre condições de trabalho inadequadas, jornada excessiva, assédio ou outros assuntos de duas formas:
Email - faleconosco@sindcine.com.br
Site - https://www.sindcine.com.br/Denunciar