O Sindcine está implementando medidas para reforçar a cultura de segurança e prevenção de acidentes nos sets de filmagem. A partir de julho, uma das mudanças é antecipar a exigência dos certificados de NRs no processo de regulamentação profissional do sindicato.
Todo técnico do audiovisual deve ter os certificados de cursos de Normas Reguladoras (NRs) da sua função para trabalhar — é uma exigência legal e existem penalidades para técnico e empregador que não a cumprem.
Para ingressar no processo DRT todos os técnicos precisarão apresentar previamente os seguintes certificados, conforme a função:
- NR 5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA) - todos
- NR 35 (trabalho em altura) - direção de cena, fotografia e câmera, som, elétrica, maquinária, arte, cenografia e produção
- NR 10 - Elétrica
- Outros - conforme a função do técnico.
Ao fazer os cursos para obter as NRs, os técnicos aumentam seus conhecimentos sobre segurança e contribuem para a cultura de prevenção nos sets de filmagem. O Sindcine também recomenda a todos que trabalham nos sets de filmagem e que tenham aptidão física que busquem o certificado para NR 35, de trabalho em altura.