publicado em 08/11/2021 - Notícias

O SINDCINE PROPICIA DIREITOS E GARANTIAS AOS PROFISSIONAIS DE ESTÚDIOS DE DUBLAGEM

De todas as instituições da sociedade, o Sindicato é a única que defende direitos, amplia direitos e distribui renda entre as categorias. Esse papel nem sempre é compreendido. Em todas as épocas, o Sindicato é importante, ainda mais durante crises, como a atual.

Os trabalhadores dos estúdios de dublagem, assim como os diretores de dublagem, são representados pelo Sindcine. Estamos enviando esta carta aberta para que vocês compreendam tudo que fazemos pela categoria. Está em andamento no Congresso uma revisão das funções profissionais que estão na categoria, o que inclui os técnicos das salas de dublagem.

As negociações são decididas por todos os trabalhadores em assembleias, e valem para todos os trabalhadores, filiados ou não. O Sindcine é o SEU sindicato e oferece muitas outras vantagens aos filiados além do que é negociado na Convenção Coletiva de Trabalho.

Convenção - Observe que, mesmo em meio às atuais crises econômica, política e sanitária, o Sindcine conseguiu fechar acordo com o Siaesp e garantir a Convenção Coletiva de Trabalho, bem como diversos acordos entre produtoras que permitiram a manutenção dos postos de trabalho na pandemia.

O que é Convenção? É o conjunto de direitos, garantias e benefícios da categoria, acima do que prevê a legislação.

Basicamente, a Convenção define VALORES (reajuste, Piso, horas extras adicionais etc.), regula CONDIÇÕES (jornada, segurança, saúde e condições de trabalho etc.), assegura BENEFÍCIOS (seguros, indenizações).

Ampla - A Convenção é ampla. Suas cláusulas cobrem o trabalhador contratado em Carteira, o profissional PJ e o frila fixo.

Acesse - Mas não basta apenas existir a Convenção Coletiva de Trabalho. É preciso que os profissionais a conheçam e consultem seu conteúdo.

Saber é poder. Quem menos sabe pouco pode. Quem sabe mais pode mais! A CCT está disponível para download neste link

ITENS PRINCIPAIS – Estes itens não estão garantidos na CLT – É através do Sindicato que estes direitos são obtidos:

Salários - Reajuste de 6,76%, retroativo a maio, nossa data-base. Atenção: os 6,76% reajustam toda e qualquer forma de remuneração.

Alimentação - O vale-refeição/alimentação foi reajustado em 25% - de R$ 20,00 pra R$ 25,00, por dia trabalhado.

Seguros - O índice de 6,76% reajusta seguros, auxílio funeral, indenizações por morte e também acidente (caso do DIT).

Estudante - O empregado, para provas e exames, dentro do expediente, terá horas e/ou faltas abonadas. Atenção: não pode haver prorrogação de jornada, a fim de que não se atrapalhem os estudos.

Auxílio-doença - A pessoa terá complementado o salário-base em caso de afastamento, do 16º ao sexagésimo dia.

Funeral - Nossa CCT assegura ao dependente legal auxílio funeral de R$ 4.519,31, em caso de morte do trabalhador.

Aposentadoria - Garantido emprego a quem está a um máximo de 12 meses da aposentadoria, até aposentar-se.

R$ 85.774,23 - Valor do seguro de vida garantido na CCT. Além do seguro de vida, essa cláusula cobre até esse valor também o acidentado no trabalho (se tiver gasto hospitalar etc.). Aplica-se ao trabalhador fixo.

Teletrabalho - Jornada máxima de 8 horas/dia e 44 por semana. Passou disso, paga-se hora extra também no teletrabalho.

Intermitente - Nossa CCT normatiza o trabalho intermitente. Jornada nunca pode ser inferior a 8 horas. Nada de jornada fatiada, de 3 ou 4 horas.

Doenças - Pessoa com câncer, HIV ou distúrbio psiquiátrico tem garantida função compatível com seu estado de saúde.

Multa - Empresa que atrasar salário do celetista (acima de 25 dias) paga multa de 5% do salário nominal. Valor reverte ao empregado.

Férias - Início do período não pode cair na sexta, sábado, domingo, feriado ou em dia de compensação.

Assédio moral e sexual - Empresa se obriga a orientar as chefias a prevenir ou combater qualquer forma de assédio.

Dentre várias outras!

Conheça nossa Convenção Coletiva. Assegure salário, benefícios e condições de trabalho. A CCT está disponível para download neste link

BENEFÍCIOS - Temos parcerias nas áreas de saúde e lazer. Conheça. Utilize. Condições especiais para sindicalizados. Entre em contato e saiba como filiar-se.

Sindcine
tel 11 5539-0955