publicado em 23/08/2021 - Notícias

APROVADA CCT 2021/2023

O Sindcine conseguiu reajuste de 6,76% para toda a categoria, nas tabelas de preços mínimos de quem trabalha como freelancer, e também aos profissionais contratados. Para celetistas que ganham mais de R$ 4.000,00, será assim: 4,00% agora e 2,76% em novembro.

No vale-refeição, obtivemos ganho maior. Benefício sobe de R$ 20,00 para R$ 25,00, um aumento de 25%.
Os reajustes constam da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria dos técnicos do audiovisual, assinada ontem (18) entre o Sindcine e o Siaesp, sindicato patronal.
As empresas que assinam esta CCT se comprometem a respeitar as regras aqui acordadas e divulgar para outras produtoras e agências, para um mercado audiovisual equilibrado e realista em termos de custos de produção e remuneração dos técnicos.
Vale observar que a negociação coletiva ocorreu em meio à pandemia da Covid-19. O setor parou durante extenso período e ainda não retomou plenamente as atividades. Tivemos que driblar a proposta inicial do patronal, inaceitável, que previa manutenção das cláusulas sociais, porém com zero de correção.
Nossa presidente Sonia Santana afirma: “Fizemos o possível numa conjuntura de recessão, grave crise sanitária e ataques a direitos”. O Dieese demonstra as dificuldades dos trabalhadores ao informar que 64% dos acordos ficaram abaixo do INPC acumulado.
O reajuste de 6,76% vale imediatamente nas tabelas de preços mínimos dos PJs / freelancers. Os trabalhadores contratados/celetistas terão o índice retroativo a 1º de maio último.

As demais cláusulas são mantidas integralmente, preservando-se os direitos e conquistas. O Sindcine agradece os técnicos e técnicas do audiovisual e reafirma nossa disposição de luta pela valorização de toda a categoria.
A CCT está disponível para download neste link