publicado em 16/09/2017 - Notícias

Técnicos de som fundam APSA

Aconteceu dia 11 de setembro (2017) no Sindcine a assembleia de fundação da APSA - Associação dos Profissionais de Som em Audiovisual de São Paulo. Participaram da assembleia 32 profissionais, entre técnicos de som, microfonistas e assistentes de som. Na assembléia foi formado um conselho formado por cinco conselheiros efetivos e quatro suplentes.

Segundo os conselheiros, o objetivo da Associação é fortalecer a categoria e tentar conquistar melhores condições de trabalho. Atualmente os profissionais de som muitas vezes têm de trabalhar com equipes reduzidas, abaixo do mínimo necessário, sem assistentes, e com técnicos de som atuando também como microfonistas e vice-versa. A APSA pretende unir profissionais que até agora vêm atuando sozinhos e com isso enfrentam condições cada vez mais adversas.

A APSA também servirá como referência para inserção de novos técnicos no mercado de trabalho, com orientação sobre metodologias de trabalho, padrões de qualidade e normas de segurança.

O Sindcine apoiou a criação da APSA desde as primeiras reuniões, no início do ano. A Associação conta com o apoio total do Sindcine, na forma de espaço para reuniões e suporte de serviços como consultoria jurídica e previdenciária, além da experiência na organização de associações de técnicos.

Sonia Santana, presidente do Sindcine, destaca a importância dos técnicos de uma mesma função se associarem: “Só unidos temos força para defender nossos direitos”, afirma Sonia, “Além disso, é através de uma associação que se pode normatizar as funções e permitir o desenvolvimento técnico do profissional”. Segundo ela, o Sindcine apoiará todos os trabalhadores do audiovisual que buscarem se associar.