Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

publicado em 01/08/2017 - Notícias

Convenção coletiva vai aumentar exigência de DRT

Um dos temas que estão em discussão durante as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho entre o Sindcine e as produtoras é elevar a exigência de DRT para os profissionais de cinema. As produtoras estão se comprometendo a pedir que os técnicos apresentem um registro profissional para assinarem contratos de trabalho.

Nada mais justo que exigir que o profissional tenha um registro profissional para exercer sua profissão, assim como médicos, engenheiros e advogados. Quem fez faculdade de cinema pode tirar seu DRT facilmente com o diploma, e quem já atua na área pode apresentar comprovantes de experiência profissional junto ao Sindcine para obter um atestado de capacitação profissional e também tirar o DRT.

Exigir o DRT é respeitar os direitos dos profissionais de cinema e também garantir que não estamos concorrendo com qualquer pessoa que se declare “profissional”, o que acaba tirando todo nosso poder de negociação.

Assuma sua responsabilidade junto aos colegas e providencie já seu DRT. Se quiser mais informações, entre em contato com o Sindcine que poderemos esclarecer, gratuitamente, como é o processo de obtenção do registro.