DRT

Obtenção do Registro Profissional de
Técnico de Cinema e Audiovisual (DRT)

Esta página traz informações sobre o que é Registro Profissional e como obtê-lo; para inscrição no Curso DRT do Sindcine, consulte o item 3

1 - Profissão Regulamentada
A profissão de técnico de cinema e audiovisual é regulamentada, e para exercê-la é preciso ter registro profissional, o chamado DRT.
O Registro Profissional é emitido pela Superintendência Regional do Trabalho, subordinada ao Ministério da Economia.
Para solicitá-lo, o técnico deve apresentar:

• Diploma de curso superior em Cinema
  • Atestado de Capacitação Profissional, emitido pelo Sindcine
DIPLOMADOS - Se você tem diploma universitário em cinema ou audiovisual, pode obter seu registro profissional
com ele, basta seguir as instruções disponíveis no FAQ (questões frequentes) do Sindcine. É o primeiro item da lista.

2 - Atestado de Capacitação Profissional
O Sindcine é  a entidade sindical representativa da categoria dos técnicos de cinema e audiovisual, que lhe dá o poder de emitir o Atestado de Capacitação Profissional. Para obtê-lo o técnico deve atender aos seguintes critérios:
  • Idade: 18 anos completos;
  • Escolaridade: primeiro grau completo;
  • Ter no mínimo três anos de experiência no audiovisual;
  • Ter residência em um dos Estados da base territorial do Sindcine: SP, RS, MT, MS, GO, TO e DF.
  • Realizar o Curso DRT oferecido pelo Sindcine.
O Sindcine emite o Atestado, não o DRT.

3 - Inscrição no Curso DRT
Atualmente, devido à pandemia do coronavírus, o Curso DRT está sendo oferecido exclusivamente na modalidade online. As candidaturas ao curso são analisadas pelo Comitê de Capacitação Profissional do Sindcine.
Envie um email para alexandre@sindcine.com.br, com o assunto “Inscrição Curso DRT”. Inclua no corpo do email:
  • Nome completo
  • Função
  • Telefone
  • Endereço
Não é necessário encaminhar documentação agora.
Responderemos seu email para dar continuidade ao processo de inscrição. Providencie comprovantes de sua experiência profissional, como contratos, recibos, notas fiscais, créditos em filmes e outros. Esses comprovantes, bem como a documentação, serão solicitados durante o processo de inscrição.

Os técnicos que tiverem a inscrição aprovada e concluírem o Curso DRT receberão o Atestado de Capacitação Profissional, documento com o qual podem solicitar o Registro Profissional junto à Superintendência Regional do Trabalho, subordinada ao Ministério da Economia.

Documentação
Para agilizar o processo, você pode providenciar a documentação necessária e o preenchimento dos formulários para a inscrição.
Não é necessário mandar por email nem os documentos nem os formulários, eles serão solicitados durante o processo de inscrição:

Documentos
Transforme todos os documentos para formato digital, com scanner ou máquina fotográfica. Os tipos de arquivo aceitos são: jpg, jpeg, png ou pdf. Cada arquivo não deve ultrapassar 5MB de tamanho. Arquivos em outros formatos ou com mais de 5 MB serão recusados. Documentos marcados com pdf só serão aceitos nesse formato.
  • Carteira de Identidade (RG) pdf
  • CPF pdf
  • CNH (substitui RG e CPF) pdf
  • Comprovante de escolaridade
  • Comprovante de Residência atualizado pdf
  • Currículo, com destaques para os trabalhos realizados na área especificando o seguinte: função exercida em cada um deles, data, empresa para qual trabalhou e o técnico hierarquicamente superior (exemplo: no caso de pedido de registro de assistente de câmera, indicar quem era o diretor de fotografia)
  • Provas documentais de exercício da profissão por no mínimo três anos, as quais poderão ser:
    • Contratos de trabalho com descrição do trabalho realizado;
    • Notas fiscais com descrição do trabalho realizado;
    • Matérias publicadas em jornais, internet, onde constem nome e função do interessado
    • Links para obra audiovisual completa, com nome e função do interessado nos créditos
    • Registro na CTPS na função pretendida;
    • Outros, sujeitos a análise da Comissão de Capacitação Profissional do Sindcine.
Formulários
O candidato deve preencher os formulários abaixo:
  1. Faça download do documento Critérios para Obtenção do Atestado neste link;
  2. Imprima e preencha o  Anexo 1 (página 6 do pdf) - Requerimento à Diretoria do Sindcine solicitando parecer de reconhecimento de Capacitação Profissional;
  3. Imprima e preencha o Anexo 2 (página 7 do pdf) - Formulário de Cadastro;
  4. Só precisamos dos Anexos 1 e 2, em arquivos separados; não é preciso enviar todas as páginas do documento que você baixou.
  5. Transforme os dois anexos, preenchidos, para formato digital, com scanner ou máquina fotográfica.  Os tipos de arquivo aceitos são: jpg, jpeg, png ou pdf. Cada arquivo não deve ultrapassar 5MB de tamanho. Arquivos em outros formatos ou com mais de 5 MB serão recusados.
Obs.: Caso prefira, pode preencher os anexos de forma digital, em vez de imprimir.

4 - Curso DRT Online
O processo de inscrição dá ao técnico acesso ao Curso DRT do Sindcine, modalidade online. O curso é dividido em duas partes:

1) Apostilas, outros conteúdos de leitura e testes; essa parte é oferecida através da plataforma Google Classroom;
2) Uma palestra online ao vivo, pela plataforma Zoom, de duração de aproximadamente 4 (quatro) horas, sobre os seguintes assuntos:
  • Regulamentação da profissão;
  • Ética e comportamento profissional;
  • Previdência social;
  • Noções de contabilidade.

5 - Curiosidade: Por que o Registro Profissional é conhecido como "DRT"?
"DRT" é a sigla de Delegacia Regional do Trabalho, um departamento do extinto Ministério do Trabalho, que antigamente era responsável pela emissão do registro profissional. Atualmente a repartição que emite registro profissional é a Superintendência Regional do Trabalho, subordinada ao Ministério da Economia. Mas o registro continua sendo conhecido como DRT.

6 - Legislação
Tendo em vista que o exercício das profissões em que se desdobram as atividades da área requer prévio registro nas Superintendências Regionais do Trabalho do MTE (art. 6° Lei 6533/78 e art.7° Decreto 82385/78), e que os formados em curso superiores com habilitação em CINEMA reconhecidos pelo MEC na forma da Lei, tem direito garantido ao Registro Profissional (art. 7° Item I Lei 6533/78 e art. 8° Item I DEC. 82385/78), cabe à entidade sindical representativa da categoria a emissão do Atestado de Capacitação Profissional (art. 7° Item III Lei 6533/78 e art. 8° Item III DEC 82385/78), sendo que a mesma deverá elaborar as instruções contendo os requisitos e provas de aferição da capacidade profissional (art. 12 DEC. 82385/78).

SEJA UM TÉCNICO REGULARIZADO NA SUA PROFISSÃO.