publicado em 14/11/2018 - Notícias

SINDCINE PARTICIPA DE REUNIÃO DA UNI GLOBAL UNION NA SUÍÇA

A presidente do Sindcine, Sonia Santana, está participando do encontro da Diretoria Internacional da Uni Global Union, em Nyon, Suíça, nos dias 14 e 15 de novembro. Na reunião estão sendo avaliadas soluções para problemas em negociações coletivas em todo mundo, campanhas por filiações e questões de assédio moral e sexual. “Todos os continentes estão representados aqui, e todo tipo de sindicato”, relata Sonia. Na área do audiovisual latino-americano, além do Sindcine, também está representado o sindicato da Argentina. Outro representante brasileiro é o Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro). Um dos destaques da reunião é com respeito aos direitos dos trabalhadores de varejistas online, como Amazon.

A UNI Global Union (www.uniglobalunion.org), da qual o Sindcine faz parte, representa mais de 20 milhões de trabalhadores do setor de serviços em cerca de 150 países. Isso inclui segurança, limpeza, comércio, comunicação, tecnologia, entretenimento e outros. A responsabilidade da UNI é garantir que os direitos dos trabalhadores nessas áreas sejam protegidos, inclusive o direito de sindicalizar-se e de negociação coletiva. A UNI alcançou mais de 50 acordos globais com empresas multinacionais para condições de trabalho justas para mais de 10 milhões de trabalhadores em todo o mundo.