Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

publicado em 12/03/2018 - Notícias

TRABALHADORES AUTORIZAM DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

Em razão da reforma trabalhista de novembro de 2017, a contribuição sindical passou a ser optativa -- o desconto e repasse aos sindicatos deve ser autorizado pelo trabalhador.

Depois de ampla divulgação, foi feita a Assembleia Geral Extraordinária em 26 de fevereiro, para a consulta aos trabalhadores. Por unanimidade, decidiram autorizar o desconto e repasse da contribuição sindical.

Essa é uma grande vitória da categoria, que fortalece o movimento sindical, a união dos trabalhadores e a conquista de novos benefícios, além dos já previstos na convenção coletiva de trabalho.

O Sindcine, amparado pela decisão feita em assembleia pelos trabalhadores, estará tomando medidas para receber a contribuição sindical dos trabalhadores em regime de CLT das empresas do setor.

A contribuição sindical representa 1 dia de trabalho por ano (0,27% da renda do trabalhador), em comparação com, por exemplo, 27,5% de Imposto de Renda para quem ganha acima de R$ 4.664 e com o ICMS de 17% sobre mercadorias e serviços. A contribuição sindical, apesar de ser um valor pequeno, é de vital importância por ajudar os sindicatos a se manterem ativos na defesa dos direitos dos trabalhadores