publicado em 11/05/2020 - Notícias

ASSOCIAÇÃO DE FIGURINISTAS DIVULGA CARTA DE  PROTESTO CONTRA PRECARIZAÇÃO NAS GRAVAÇÕES

Conselho FigA
Figurinistas Associados de São Paulo
São Paulo, 12 de maio de 2020.

Prezados colegas e empregadores da indústria audiovisual,

Nós, da FigA (Figurinistas Associados de São Paulo) viemos nos posicionar diante da realidade da produção audiovisual (especialmente publicitária) neste cenário inédito de pandemia.

Mais do que rapidamente o mercado encontrou uma solução provisória para contornar o isolamento social com a realização de filmagens remotas, o que consideramos providencial e muito necessário para ajudar a continuar girando a roda de um setor que se viu completamente abandonado de políticas públicas.

No entanto, neste processo de adaptação relâmpago, caímos no recorrente erro social de ignorar quem não está no topo da cadeia de comando. As equipes deste novo modelo descartam uma grande parcela dos trabalhadores do mercado (incluindo os figurinistas). O resultado? O meio e a base da pirâmide se viram desempregados, esquecidos e sem auxílio público emergencial.

Também para o produto final, o resultado foi prejudicial: filmes em geral sem apuro estético, com baixa qualidade, que contam com pouquíssima equipe (esta acumulando funções e não sendo remunerada devidamente por isso).

Nós – técnicos, artistas, criativos e empregadores – formamos juntos uma indústria. E é de interesse de todos que esta indústria não seja sucateada, que sejamos vistos como um mercado de alto nível, com processos e produtos de qualidade.

Do patronal, sendo topo desta pirâmide, esperamos que assuma a responsabilidade social de não abandonar seus técnicos, a mão de obra que sempre esteve na atividade para colocar seus produtos no ar, muitas vezes em condições de trabalho extremas.

Em contrapartida, oferecemos o que sempre fizemos: trabalho de qualidade, serviço técnico, criativo, capacitado, comunicação fluida e familiaridade com elenco. Este produto audiovisual que tem saído das filmagens com equipe sobrecarregada pelo acúmulo de funções não pode ser normalizado em uma indústria que pretende seguir sendo levada a sério.

Elenco não tem obrigação de saber montar um figurino, nem de decorar uma casa, nem de pensar em grandes enquadramentos. Existem técnicos disponíveis e capacitados para assumir remotamente cada uma destas funções.

Esperamos poder contar com vocês para que nosso mercado siga ativo e produzindo peças de qualidade.

Atenciosamente,
FigA