Painel do Associado
Seja bem vindo ao
PAINEL DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

Voltar
Notícias
publicado em 12/03/2020 - Notícias

CORONAVÍRUS - CARTA ABERTA ÀS PRODUTORAS E PROFISSIONAIS DO AUDIOVISUAL

                     Como é de conhecimento geral, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o coronavírus é uma pandemia. Isso significa que é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
                     No Brasil, é sabido que os exames só têm sido feitos se forem cumpridos requisitos publicados pelo Ministério da Saúde, o que pode levar a uma subnotificação dos reais números da doença. Mesmo assim, a taxa de casos confirmados cresce exponencialmente. 
                     Por este motivo este Sindicato, ciente das condições higiênicas nos sets de filmagem e do agrupamento natural de pessoas que o trabalho de produção exige, adverte a todas as produtoras para que implementem e intensifiquem medidas objetivando propiciar um ambiente seguro de trabalho aos profissionais, ao mesmo tempo em que colaboram para que o vírus não seja disseminado. Seguem as recomendações:

  1.      Proporcionar dentro dos banheiros, nos sets e onde mais houver grande circulação de pessoas, número abundante de pontos com álcool gel;
  2.      Todos os banheiros devem dispor de sabão neutro, preferencialmente líquido;
  3.      A secagem das mãos é tão importante quanto a lavagem. Deve ser proporcionado a todos toalhas de papel descartáveis, fornecidas de maneira ininterrupta;
  4.      Os banheiros devem ser constantemente higienizados, preferencialmente de 30 em 30 minutos;
  5.      Os profissionais de limpeza devem obrigatoriamente utilizar máscaras e luvas de borracha descartáveis;
  6.      Proporcionar aos profissionais máscaras descartáveis para o exercício da função;
  7.      Orientar os profissionais a não se cumprimentarem com abraços e apertos de mão;
  8.      Os profissionais devem manter uma distância mínima de 2 (dois) metros um do outro e quando isto não for possível, a máscara deve ser Equipamento de Proteção Individual obrigatório;
  9.      Se possível orientar a todos a utilizar máscaras protetoras de gotículas;
  10. A alimentação deve ser manipulada pelo mínimo de pessoas possíveis e com o uso de luvas descartáveis;
  11. O melhor é não permitir o self service, determinando que as pessoas do catering fiquem encarregadas de manipular e disponibilizar a alimentação às pessoas.
  12. Evitar o uso comum de copos, pratos e talheres.
  13. Ventilação – preferencialmente as filmagens devem ser realizadas em local aberto e quando não for possível devem ser instalados equipamentos permitindo a circulação do ar.
  14. Todos os equipamentos profissionais devem ser previamente higienizados e também higienizados após o seu uso;
  15. A higienização do set de filmagem é fundamental e deve ser constantemente realizada;
  16. No caso das pessoas se apresentarem com tosse, compeli-las a utilizar a máscara protetora ou ainda sugerir, se estiver com febre ou falta de ar que compareçam ao serviço de saúde mais próximo.
                     Com estas medidas, as produtoras estarão mitigando o risco do contágio e disseminação da doença. Acreditamos que devemos somar esforções para passar por esta situação e nosso setor deve dar o exemplo a ser seguido pelos demais.

Atenciosamente,

Sonia Santana
Presidente SINDCINE
 

Sindcine é uma marca registrada. Todos os direitos reservados.
Carregando . . .