publicado em 06/12/2019 - Notícias

CAPACITAÇÃO PARA SINDICATOS DE EQUIPE E ATORES NA AMÉRICA LATINA

Mais de 50 dirigentes sindicais de sindicatos do setor audiovisual na América Latina da FIA (Federação Internacional de Atores) e UNI-MEI/Panartes (Federação Panamericana de Sindicatos de Artes, Meios de Comunicação e Espetáculo) reuniram-se em novembro na Cidade do México para um seminário regional de capacitação. O evento foi organizado como parte do projeto de dois anos financiado com o apoio do sindicato sueco Teaterförbundet e do Union to Union, com o objetivo de aumentar a capacidade dos líderes sindicais na América Latina para tornar os sindicatos mais poderosos e sustentáveis. O seminário focou em uma série de questões que são motivo de preocupação para os sindicatos e trabalhadores do setor audiovisual, inclusive como lidar com o assédio sexual, como elevar a igualdade de gênero no local de trabalho, e como melhorar a negociação coletiva no setor audiovisual.

Os sindicatos Teaterförbundet da Suécia e IATSE dos EUA e Canadá, membros da UNI MEI, que participaram ativamente do seminário, bem como o escritório da UNI Américas e o Departamento de Oportunidades Iguais da UNI Global Union contribuíram para o sucesso do seminário de treinamento deste ano. O seminário do México também teve o apoio do SITATYR que recebeu os delegados em sua sede na Cidade do México.
A UNI MEI é a seção voltada para serviços audiovisuais da UNI Global Union, organização internacional de sindicatos do setor de serviços e afins com 20 milhões de afiliados de 1.000 sindicatos em 150 países. O Sindcine é filiado à UNI MEI.