publicado em 20/08/2019 - Notícias

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE SETOR AUDIOVISUAL NO RS

O Sindcine esteve presente no 47º Festival de Cinema de Gramado, para participar de uma audiência pública sobre o audiovisual no Rio Grande do Sul. A audiência contou com a presença de importantes agentes do setor audiovisual, entre eles: Rogério Rodrigues, presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (Siav RS); Daniela Israel, da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC RS); Ricardo Rihan, secretário do Audiovisual da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania; Beto Rodrigues, presidente da Fundação Cinema RS (Fundacine); Deputado Estadual Sebastião Melo (MDB); Deputada Estadual Sofia Cavedon (PT); Zeca Brito, diretor cinematográfico, que acaba de ser nomeado diretor do Instituto Estadual de Cinema do RS (Iecine RS); Ana Luisa Fagundes, diretora de Artes e Economia Criativa na Secretaria da Cultura do RS, entre outros.

A audiência teve como principal tema a questão do financiamento público do setor audiovisual, mas também foi oportunidade para discutir o setor como um todo. Sonia Santana, presidente do Sindcine, destacou que muitos técnicos gaúchos vêm procurando trabalho em outros Estados, devido à queda no número de produções no Rio Grande do Sul. Para ela, é essencial que o governo estadual e as prefeituras façam um esforço para estimular a realização de produções.

“O Rio Grande do Sul tem técnicos altamente qualificados e locações, então é preciso criar condições para que haja mais filmagens e os técnicos não tenham de sair do Estado em busca de trabalho”, diz Sonia.

O Sindcine quer somar-se às forças do setor para estimular a operação das "filmcomissions" e preparar as cidades para que produções nacionais e internacionais venham para o Rio Grande do Sul, promovendo o trabalho e o crescimento técnico. Um filme é capaz de movimentar toda a economia de uma cidade.

Deputado Estadual Sebastião Melo; Ricardo Rihan , o secretário do Audiovisual da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania; e Beto Rodrigues , presidente da FUNDACINE (Foto: Matheus Zanchet / Agência Pressphoto).

Sonia Santana, presidente do Sindcine

Rogério Rodrigues, presidente do Siav RS