publicado em 16/08/2019 - Notícias

CONVENÇÃO COLETIVA FOI ASSINADA HOJE

Acaba de ser assinada (16/ago/2019) a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que traz grandes avanços para os trabalhadores contratados (CLT) e também para os técnicos que atuam como pessoa jurídica (PJ).

Foram importantes conquistas para toda a categoria, alcançadas em um momento em que os direitos dos trabalhadores estão sob intenso ataque, o que as valoriza ainda mais. O reajuste fixado foi de 5,1% para todas as tabelas de preços mínimos de prestação de serviços.

Para os fixos (CLT), entre as principais novas cláusulas estão:
- Auxílio creche;
- Benefício doença para pessoas com câncer, HIV e doenças psiquiátricas;
- Garantia de salário no período de amamentação;
- Multa por atraso de pagamento de salário, 13º e FGTS
Segundo o advogado do Sindicato, dr. Marcelo Mendes Pereira, esta última cláusula é uma conquista que poucas categorias alcançaram, ainda mais em tempo como estes.

Entre as cláusulas que afetam quem trabalha como pessoa jurídica (PJ) estão:
- Vale refeição de R$ 20 / dia, inclusive na pré e pós-produção;
- Seguro de equipamentos pessoais;
- Introdução do conceito de jornada 5 x 2 (cinco dias de trabalho e dois de descanso).

Uma das maiores conquistas deste sindicato foi conseguir que a Convenção Coletiva se adapta-se à realidade da categoria, e passasse a incluir benefícios para técnicos que atuam como PJ.

Filie-se já ao Sindicato e fortaleça a categoria. Ser sindicalizado mostra que você tem orgulho de ser um técnico cinematográfico.