publicado em 13/08/2019 - Notícias

CONTRATOS DIGITAIS CHEGAM AO AUDIOVISUAL

Estamos inaugurando a era dos contratos digitais no audiovisual. Sexta-feira (09/ago/2019) aconteceu no Sindcine a apresentação do sistema Profilme com assinatura eletrônica para contratos com os técnicos das produçôes. Participaram da reunião representantes da Offsys, que desenvolve o Profilme, da Integral, responsável pela segurança digital, da Movieart, produtora que já está emitindo contratos digitais, e do Sindcine.

Para o técnico o sistema funciona assim: ele ou ela recebe um email da produtora convidando a cadastrar-se no sistema, preenche seus dados e cria uma senha. Ao receber um contrato digital, o técnico tem a oportunidade de examinar as informações e valores. Também pode recusar um contrato que não esteja de acordo com o combinado. O técnico terá acesso à lista de contratos que já assinou com cada produtora.

O Profilme da Offsys já é utilizado por várias produtoras. A novidade é o desenvolvimento do módulo de contratos digitais, com assinatura eletrônica da Integral Sistemas. Mesmo produtoras pequenas podem utilizar o sistema Profilme pela web.

Os contratos digitais agilizam o processo de contratação, pagamento e conferência de informações. Em outras palavras, facilitam o trabalho da produção, oferecem uma forma simplificada para que o técnico assine contratos e garantem ao Sindcine o controle dos registros profissionais (DRT).

Para Sonia Santana, presidente do Sindcine, os contratos digitais são um importante avanço em direção à profissionalização do mercado de cinema. “Muitas produtoras já utilizam o Profilme e quando aderirem ao contrato digital, isso será um grande facilitador para as produções, para melhorar a eficiência e dar mais garantia aos pagamentos dos técnicos”, diz Sonia.