publicado em 06/08/2019 - Notícias

CURSO DE REALIDADE VIRTUAL NO SINDCINE - DIA 03 / SET

CURSO DE REALIDADE VIRTUAL - TECNICAS DE CAPTAÇÃO / EDIÇÃO 360 – 3D/2D

Aprenda sobre a realidade virtual e suas técnicas de captação e edição 360 em 2D e 3D utilizando a câmara estereoscópica Detu-Max e o software de edição e finalização Mistika. Veja o programa completo abaixo.

Instrutores: Roberto Sidoli e José Renato Bergo
Data: 03 / setembro, das 9h00 às 18h00
Local: Sindcine - Rua Artur Godoi, 218, Vila Mariana, SP, próximo ao metrô Ana Rosa
Público-Alvo: profissionais das áreas de produção audiovisual (cinema, televisão) e fotografia, cenografia, professores, pesquisadores e estudantes de media arts
Valor: R$ 350 para associados; R$ 450 para não-associados;
Inscrições: envie email para soraia@sindcine.com.br com o assunto "Curso VR"; ou ligue para 11 5573-3455

PROGRAMA - 03/09/2019 (8 horas, em 2 períodos de 4 horas)

MANHÃ (9h00 às 13h00 - 4h)

Parte I – Breve História da RV – Ângulo de visão, (30')

Parte II –Diferenças entre captação plana /360°VR, (1h30')
• Representação da Realidade (Renascimento < Vanguardas < Era Computacional) • Imagens Manuais Anamórficas e Aplicação Computacional (imagem equiretangular x Imagem digital 360° VR)
• Enquadramentos, Campo de Visão Humano, Visão Binocular , distância intraocular e percepção de distância estereoscópica.
• Diferenças narrativas e técnicas básicas entre gravação tradicional Plana X Gravação Multidirecional 360° VR (Composição do quadro, Encenação Cinematográfica, raccord e iluminação criativa no set)
• Diferenças entre Captações 360°- 2D e 3D (Arquitetura, operação, características, técnicas de gravação, limites físicos, suportes, movimento de câmera em VR, Horizonte e Zênite)

Parte III – Técnicas de gravação 3D (estereoscópica), (1h)

Parte IV - Workflow de Edição, Pós-Produção em 360°, (1h)
• Enquadramentos para 360 ° e para 180º • Tipos de Câmeras para o VR (RIGs 360°, Panorâmicas 180°, 2D e 3D 360°),
• Resoluções de problemas possíveis na captação (steps de diafragma, óptical flow jello, side by side, top-bottom, Resolução Esférica, Frame rate. Compressão, resolução, distância focal)
• Áudio Ambisônico e suas aplicações x integração áudio mono/estéreo (ferramentas, microfones, formato B, ambix).
• Entendimento dos processos técnicos de stitching (costura computacional da imagem equiretangular) como a renderização, presets proxy.
• Overview dos softwares proprietários de Stitching (costura computacional da imagem equiretangular) sendo: Autopano, Kandao Studio, Mistika VR, StereoStitch entre outros.

TARDE (14h00 às 18h00 - 4h)

Parte V – Prática de captação (1h30')
• Captação de imagens com a turma do curso e aplicação prática indoor de iluminação e dos conhecimentos adquiridos.

Parte VI - Workflow de edição, pós-produção em 360°, (1h30') (Continuação)
• Overview do software Mistika VR (Características principais, presets de stitching fino, timelapse DNG, rendering)

Parte VII - Publicação de visualização em HMD (1h)

Encerramento
• Entendimento dos processos técnicos para publicação (post) em plataformas proprietárias, redes sociais e HMD (Helmet Mounted Display). • Uso dos displays e Óculos de visualização como: GO (Facebook), PICO (chinês) e Cardboard (Google) e Glass (mini lentes para telefone).

ROBERTO SIDOLI: Músico, Videomaker, engenheiro de som de formação pela FMA de Milão, trabalha como engenheiro de trilhas e diretor de videoclipes e cinema comercial na Ita´lia e outros países da Europa desde os anos 90. Desde 2014 trabalha e pesquisa a realidade virtual, e já ministrou várias palestras na Itália sobre o tema VR 3D e 360°.
JOSE RENATO BERGO - Graduado em Artes pela FAAP-SP e pós-graduado em Mídias Interativas pelo Senac-SP. E´ profissional de comunicação e audiovisual e trabalha há 25 anos em produções para televisão e cinema.